No período pós São João ou mesmo para quem quer fugir da folia, e prefere sombra e água fresca, ou melhor, pegar uma corzinha, tomar uma bebida bem gelada e apreciar um cenário paradisíaco, a pedida são os já famosos Lençóis Maranhenses!
Localizados na cidade de Barreirinhas, no Estado do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. A areia espalhada a perder de vista faz com que o lugar pareça ora um deserto, ora um oasis, afinal, quando chega o período de chuvas, a água acaba formando lagoas que se espalham ao longo do parque. Entre elas, destaque para a Lagoa Azul e Lagoa Bonita (as mais famosas e frequentadas). A sensação é que chegamos ao paraíso.
Os nomes das lagoas já dizem tudo, águas em tons de azuis e verdes incríveis. Para conhecer ambas, é melhor que sejam feitas duas viagens, ou seja, dois dias distintos. Vale a pena cada passeio! Você pode pensar, que viu uma, viu todas, mas com relação às lagoas dos Lençóis Maranhenses, em cada passeio, algo sempre nos surpreende e vale a pena ser vivenciado! Não há nada igual a desfrutar do por-do-sol nos Lençóis Maranhenses. A profusão de cores é das mais impressionantes.
Outra pedida é descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque dos Lençóis até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras (escolha que vai depender do seu espírito avetureiro). Durante o trajeto curtimos várias paradas para aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer: dunas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego. Este passeio geralmente dura o dia todo, você sai cedo, às 8h30, e volta perto das 16h.
Algumas dicas importantes: vá sempre de roupa de banho por baixo e com roupa leve fácil de tirar e vestir, porque assim poderá entrar em qualquer lagoa que tiver vontade. Capriche no protetor solar, porque o vento faz com que você não sinta que o sol está te queimando. Beba bastante líquido para não desidratar! E aproveite cada instante neste pedaço do paraíso!